CURRICULUM VITÆ

Allan de Aguiar Almeida
CURRICULUM VITÆ

DADOS PESSOAIS

 Data de Nascimento: 27 de fevereiro de 1979.
• Rua Anacleto de Alvim Padilha, nº. 110 – Centro - CEP: 28470-000  Santo Antônio de Pádua - RJ
Tels.: (22) 3853 0925  /  (22) 98120 0470 

E-mail: allandeaguiar@gmail.com - Site: www.allandeaguiar.com


ÁREAS DE ATUAÇÃO


Psicologia Clínica, Psicanálise, Saúde Mental, Saúde Pública, Psicologia Social-Institucional, Psicologia Educacional, Psicologia Organizacional e Ensino Superior.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E TITULAÇÃO


Psicólogo com Especialização em Saúde Mental, com ênfase em Atenção Psicossocial, Gestão e Pesquisa, pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental, no IPUB – Instituto de Psiquiatria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, juntamente com a Universidade Federal de Juiz de Fora e o Ministério da Saúde, no período de 2011 a 2012.

Psicanalista com Especialização pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise e Laço Social, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, no período de 2007 a 2009.

Psicólogo, Bacharel e Licenciado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, no período de 2000 a 2006 – CRP 05/32357.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR


Extensão Universitária em Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal Fluminense e Fundação Municipal de Saúde de Niterói, no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, em Niterói-RJ, no período de 2005 a 2006.

ATUAÇÕES PROFISSIONAIS E QUALIFICAÇÕES


Psicólogo e Psicanalista com atividade clínica em consultório privado, em Santo Antônio de Pádua-RJ, desde 2006, na realização de atendimentos clínicos a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idos

Professor do Curso de Psicologia da FASAP - Faculdade Santo Antônio de Pádua, desde 2017 ministrando as seguintes disciplinas: Aconselhamento Psicológico; Organizações e Políticas Públicas em Psicologia; Orientação Vocacional; Psicologia da Personalidade; Psicologia do Pensamento e da linguagem; Psicologia Social; Psicopatologia I; Psicopatologia II; Técnicas e Exames Psicológicos I; Teorias e Técnicas Psicanalíticas e Terapia Psicanalítica.


Diretor Geral do Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Pádua-RJ, composto pelo CAPS I Centro de Atenção Psicossocial Ilha da Convivência, Ambulatório de Saúde Mental e Serviço Residencial Terapêutico, desde 2014.

Assessor da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Pádua-RJ e Coordenador Municipal do Programa de Saúde Mental, de 2013 a 2014. Psicólogo desde 2006 e estagiário em períodos de 2002 a 2003, frente a atendimentos domiciliares, oficinas terapêuticas, manejo de grupos e atendimentos psicoterápicos.

Diretor Administrativo da FisioClin Uniclínica LTDA, clínica multidisciplinar que oferece atendimentos e presta serviços profissionais nas áreas de fonoaudiologia, nutrição, psicologia, psiquiatria e psicanálise, em Santo Antônio de Pádua, desde 2011.

Coordenador Técnico do Serviço Residencial Terapêutico, da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Pádua-RJ, de 2006 a 2013, serviço este destinado a portadores de transtornos mentais submetidos a tratamento psiquiátrico hospitalar de longa permanência.

• Psicanalista com atividade clínica em consultório, na Clínica da Casa de Saúde Pio XII, no ano de 2009 e pela UNIMED Noroeste Fluminense, e na CLINPREV – Clínica Médica Preventiva, de 2008 a 2011, em Santo Antônio de Pádua-RJ.

• Psicólogo da Comunidade Terapêutica Projeto Esperança, em Santo Antônio de Pádua-RJ, de 2006 a 2008 e estagiário em períodos de 2002 a 2004, frente ao tratamento, prevenção, redução de danos e atendimentos psicoterápicos a usuários de álcool e de outras drogas.

• Psicólogo voluntário do Centro Social São Camilo, instituição vinculada à Igreja Católica de Santo Antônio de Pádua-RJ e a Diocese de Campos dos Goytacazes, no período de 2006 a 2007, frente a atendimentos ambulatoriais para a infância e adolescência.

ATIVIDADES ACADÊMICAS E CIENTÍFICAS


• Início do Curso de “Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental”, do Departamento de Segurança Pública da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, em 2014.

• Estágio em Psicanálise e Saúde Mental, no CAPS II Centro de Atenção Psicossocial Casa do Largo, em Niterói-RJ, frente a atendimentos domiciliares, oficinas terapêuticas, manejo de grupos e atendimentos psicoterápicos, de 2005 a 2006.

• Estágio Ambulatorial no SPA UFF – Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense, em Niterói-RJ, realizando atendimentos em Psicologia Clínica, no projeto “Introdução à clínica e conceitos básicos de psicanálise”, de 2003 a 2005 e Extensão Universitária “Atendimento da Demanda de Psicoterapia”, em 2006.

• Monitor Acadêmico da disciplina “Práticas de Ensino de Psicologia”, no Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação, no Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, frente à pesquisa das práticas de ensino na docência, em 2005 e 2006.

• Participação como colaborador da Pesquisa CNPq/PIBIC “O desencadeamento de um surto psicótico” e apresentação da mesma no XIV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia, em Niterói, no ano de 2004.

• Colaboração na organização do Colóquio: “A Clínica Psicanalítica das Psicoses”, realizado pelo curso de Especialização em Psicanálise e Laço Social do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no ano de 2004.

• Monitor Acadêmico da disciplina “Psicologia da Personalidade: Introdução ao ensino de Psicanálise”, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense frente à execução de aulas, orientação de grupos de estudos e seminários, produção de textos, iniciação científica, além da elaboração e correção de avaliações e provas, de 2002 a 2004.



PRODUÇÃO TÉCNICO-ACADÊMICA

 

ALMEIDA, A. A.; RODRIGUES, A. L. B. ; PARREIRA, A. ; SILVA, I. F. ; PADILHA, L. C. ; DAVID, M. S. . Minha vida me condena: a presença da ansiedade numa fase de transição do ser humano. In: SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DA FASAP, XI, 2018, Santo Antônio de Pádua. Anais. Santo Antônio de Pádua: FASAP, 2018. v. 1. p. 70-71.

ALMEIDA, A. A.; RODRIGUES, A. L. B. ; CORREA, A. L. ; GONCALVES, A. M. ; CHARLES, M. M. ; ARRUDA, E. A. . Trancado no armário: a omissão da sexualidade por questões familiares. In: SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DA FASAP, XI, 2018, Santo Antônio de Pádua. Anais. Santo Antônio de Pádua: Allan de Aguiar Almeida, 2018. v. 1. p. 74-75.

• ALMEIDA, A. A.; RUBACK, A. C. ; SILVEIRA, B. J. ; PAULA, C. P. S. ; MORAES, C. L. ; BARROS, A. L. R. . Um olhar sobre mim: considerações psicanalíticas acerca da paranoia. In: XI Simpósio Interdisciplinar da FASAP, 2018, Santo Antônio de Pádua. Anais do XI Simpósio Interdisciplinar da FASAP. Santo Antônio de Pádua: FASAP, 2018. v. 1. p. 77-78.

ALMEIDA, A. A.; AMORIM, G. M. ; AFONSO, J. M. V. ; SOUTO, M. A. F. ; SILVA, L. F. B. ; VIEIRA, W. C. F. S. . A importância do tratamento psicológico aos pais e familiares de portadores do autismo. In: SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DA FASAP, 2017, Santo Antônio de Pádua. SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DA FASAP. Santo Antônio de Pádua: FASAP, 2017. v. 1. p. 46-47.

ALMEIDA, A. A.; SILVA, G. C. P. ; REZENDE, M. C. ; SOUZA, V. M. ; ROCHA FILHO, D. ; RUBACK, A. C. O. . A influência da tecnologia na depressão. In: X SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DA FASAP, 2017, Santo Antônio de Pádua. ANAIS DO X SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DA FASAP. Santo Antônio de Pádua: FASAP, 2017. v. 1. p. 50-51.

ALMEIDA, A. A.; “Éticas, Discursos e a Clínica da Saúde Mental”, trabalho apresentado ao Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito final do Curso de Especialização em Saúde Mental, do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental, em 2012.

 

• ALMEIDA, A. A.; Sumir Nessa Vida”, trabalho elaborado para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise e Laço Social, como um dos requisitos para obtenção do Título de Especialista em Psicanálise, e apresentação do mesmo no auditório do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense, em 2009.


• ALMEIDA, A. A.; A Angústia e o Mal-estar na Contemporaneidade”, trabalho apresentado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, como um dos requisitos para obtenção do Grau de Bacharel em Psicologia e Psicólogo, em 2005.

• ALMEIDA, A. A.; SÁ, Ricardo.  LOPES, Fabíola. O Desencadeamento de um Surto Psicótico. In: XIV Seminário de Iniciação Científica Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2004, Niterói. XIV Seminário de Iniciação Científica Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. Niterói: UFF PROPP, 2004.


APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS


• Apresentação da pesquisa “Éticas, Discursos e a Clínica da Saúde Mental”, no Seminário “Panorama Atual da Atenção Psicossocial nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo - Atenção Psicossocial, Gestão e Pesquisa”, realizado no Instituto Philippe Pinel, pelo Instituto de Psiquiatria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2012.

Apresentação de Caso Clínico no trabalho “Tempo & Dinheiro: o reverso da moeda”, pelo Curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise e Laço Social, na VIII Jornada Clínica do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no ano de 2008.

• Apresentação de Caso no trabalho “Clínica e Paradigma” na V Jornada Clínica do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense e participação no I Seminário dos CAPS de Niterói com o trabalho “Oficinas: espaços do fazer e pensar”, ambos em 2005.

• Apresentação do Projeto de Ensino e Pesquisa em Licenciatura “Educação Sexual?!” na III Mostra de Iniciação à Docência na Educação, do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento, na Agenda Acadêmica da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, em 2005.

• Apresentação de Caso Clínico no trabalho “Referências e Rupturas” no Encontro Temático da Rede de Saúde Mental de Niterói, na Policlínica Comunitária Sérgio Arouca, em 2005.

• Apresentação dos trabalhos “O Inconsciente Freudiano: significações e desvelamentos” e A função e o campo da fala e da linguagem por Lacan”, na VII e VIII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, respectivamente em 2003 e 2004.

PALESTRAS E COMUNICAÇÕES


• Participação no evento “Café Filosófico: AS Várias Formas de Crer” no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, da Universidade Federal Fluminense, de Santo Antônio de Pádua, em 2017.

• Realização da Oficina “Saúde Mental e Inclusão”, no I Encontro Sobre Inclusão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Santo Antônio de Pádua, em 2016.

• Participação no evento “Dialogando com o CRP: Psicologia e Interface entre a Justiça e as Políticas Públicas”, organizado pelo Conselho Federal de Psicologia na Faculdade de Santo Antônio de Pádua, em agosto de 2016.

• Minicurso “Psicopatologia Fundamental” e a palestra “O Programa e o Departamento de Saúde Mental de Pádua”, no IX Simpósio Interdisciplinar da FASAP – Faculdade Santo Antônio, em Santo Antônio de Pádua, em 2016.

• Palestra “Desafios da Saúde Mental para o Cotidiano: contribuições para a formação do(a) pedagogo(a) em espaços não formais”, no I Ciclo de Debates sobre Educação e Saúde do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos, Bioética e Educação, no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, da Universidade Federal Fluminense, de Santo Antônio de Pádua, em 2016.

•Palestra “Estresse Laboral no Espaço Hospitalar” na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, no Hospital Municipal Hélio Montezano de Oliveira, em Santo Antônio de Pádua - RJ, em 2015.

•Palestra “Éticas, Discursos e a Clínica da Enfermagem na Saúde Mental” no VIII Simpósio Interdisciplinar da FASAP - Faculdade Santo Antônio de Pádua - RJ, em 2015.

•Palestra “Feminino: As nuances e os traços na contemporaneidade”, para alunos da graduação dos cursos de Enfermagem e Educação Física, da FASAP -  Faculdade Santo Antônio de Pádua, - RJ, em 2015.

• Ciclo de Palestras “Medicina Preventiva e Saúde do Trabalhador”, junto a UNIMED Noroeste Fluminense e INPA – Indústria de Papel, no auditório do SESI - Centro Integrado de Desenvolvimento do Trabalhador, em Pirapetinga - MG, desde 2009.

• Palestra “Mitos e Realidades”, no evento “Saúde Mental: re-conhecendo seu espaço”, frente o Dia Municipal da Saúde Mental, no Clube Social de Santo Antônio de Pádua, em 2009.

• Palestra “Psicanálise Para Além do Setting Analítico” para alunos do Curso de Psicologia na disciplina de Estágio Supervisionado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no ano de 2008.

• Palestra Ensino e Transmissão”, no Centro Integrado de Educação Pública Deputado Armindo Marcílio Doutel de Andrade, em Santo Antônio de Pádua, em 2008.

• Palestra “Saúde Mental e Psicanálise: articulações clínicas” no SPA UFF - Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no ano de 2007.

• Palestra “Toxicomanias na Atualidade” no Encontro Regional de Alcoólicos Anônimos, no Centro Integrado de Educação Anaíde Panaro Caldas, em Santo Antônio de Pádua, em 2006.

PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIOS, COLÓQUIOS, JORNADAS, CONFERÊNCIAS E EVENTOS


• Participação na VII Conferência Municipal de Saúde – “Democracia em Saúde: Saúde como Direito, consolidação e financiamento do SUS”, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, no Teatro Municipal Geraldo Tavares André em Santo Antônio de Pádua, em 2019.

• Participação no curso “Experiências Cotidianas e Processos Inclusivos na Educação: restituição da Pesquisa Efeitos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica e do Programa Mais Médicos em Municípios do Estado do Rio de Janeiro” – no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense, em 2018.

• Participação na XI Conferência Municipal de Assistência Social – “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, no Teatro Municipal Geraldo Tavares André em Santo Antônio de Pádua, em 2017.

• Participação na mesa “A Medicalização na Infância: Abordagem crítica” na II Semana Acadêmica da Pedagogia – “Práxis docente – Práxis Social”: Educação e política em tempos de crise econômica – no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense, em 2016.

• Participação na VI Conferencia Municipal de Saúde realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, no Teatro Municipal Geraldo Tavares André em Santo Antônio de Pádua, em 2015.

• Participação no “Fórum Intersetorial de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Região Noroeste, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde Bom Jesus do Itabapoana-RJ, em 2015.

• Participação no Fórum “Os Desafios do Século XXI para a Gestão da Saúde Pública”, realizado no Hotel das Águas, pela Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Pádua, em 2009.

• Participação no “II Fórum de Saúde Mental do CAPS Cachoeiro – Gestão de CAPS e Rede de Atenção em Saúde Mental” realizado pelo curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo, em Cachoeiro do Itapemirim-ES, em 2009.

• Participação no Seminário “Conhecer e Fortalecer a Rede de Atenção e Proteção à Criança e ao Adolescente”, promovido pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, no Teatro Municipal Geraldo Tavares André, em Santo Antônio de Pádua, em 2008.

• Participação na Conferência “Perversão e os Confins da Psicanálise”, realizado pelo Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática, dentro do Circuito de Interconexões e Produções Clínicas, do Departamento de Psicologia e de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no ano de 2008.

• Participação nos Seminários “A Angústia e a Clínica Contemporânea” e “A Clínica Psicanalítica na Contemporaneidade”, da Escola Brasileira de Psicanálise, em Niterói, em 2008.

• Participação na VI Conferência Municipal de Assistência Social “Compromissos e Responsabilidades para Assegurar Proteção Social pelo Sistema Único de Assistência Social”, no Teatro Municipal Geraldo Tavares André, em Santo Antônio de Pádua, em 2007.

• Participação no “I Seminário Estadual Sobre o Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas – Questões, Avanços, Articulações”, promovido pela Assessoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, no Hospital dos Servidores do Estado, em 2006.

• Participação nas Reuniões de Coordenadores Municipais de Saúde Mental e nos Fóruns da Rede promovidos pela Gerência de Saúde Mental e Superintendência de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, no Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana, de 2006 a 2007.

• Participação no Colóquio: “Angústia e Clínica Contemporânea”, realizado pelo curso de Especialização em Psicanálise e Laço Social do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no ano de 2005.

• Participação na II, III e IV Jornada Clínica do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, realizadas em 2004 e 2005.

• Participação no “IV Colóquio do Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica – Pesquisa e Clínica em Psicanálise”, realizado no IPUB/UFRJ – Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2003.

• Participação nas Reuniões Clínicas da Divisão de Ensino e Pesquisa do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, referente à Pesquisa “O desencadeamento de um surto psicótico” do CNPq/PIBIC e Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, em 2003.

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO


• Curso de extensão “Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas”, promovido pelo Ministério da Saúde e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2016.

• Curso “Crise e Urgência em Saúde Mental”, promovido pelo Ministério da Saúde, Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde e Universidade Federal de Santa Catarina, em 2015.

• Curso “Prevenção do Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias”, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Núcleo de Multiprojetos de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Catarina, em 2013.

• Curso “Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins – “Fé na Prevenção”, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Unidade de Dependência de Drogas do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, em 2012.

• Curso “Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas no Ambiente de Trabalho”, promovido pela SENAD - Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, SESI – Serviço Social da Indústria, Secretaria de Educação a Distância e Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, em 2008.

• Curso “Atendimento à Crise: Orientações para a Assistência nas Portas de Entrada Municipais em Saúde Mental”, organizado pela Assessoria de Saúde Mental e Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, no Hospital Geral de Guarus, em Campos dos Goytacazes, no ano de 2007.

• Curso “SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento”, promovido pela SENAD - Secretaria Nacional Antidrogas, Pró-reitoria de Extensão e Laboratório de Educação à Distância da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, de 2006 a 2007.

• Curso “Psicofarmacologia” promovido pelo Serviço de Psicologia Aplicada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no ano de 2006.

• Curso “A Paranóia e os Fenômenos Elementares” promovido pela escola de formação em psicanálise Tempo Freudiano Associação Psicanalítica, no Rio de Janeiro, em 2005.

• Curso “Movimentos Sociais e as Lutas no Contemporâneo - Modos de Interferir” promovido pela PROEX - Pró-Reitoria de Extensão e Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no ano de 2005.

• Curso “Recrutamento e Seleção” e “FIT - Formação de Instrutores de Treinamento” promovido pela PROEX - Pró-Reitoria de Extensão e Departamento de Psicologia no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, realizado em 2005.

• Curso “O Conceito de Angústia em Freud, Heidegger e Lacan”, promovido pela PROEX - Pró-Reitoria de Extensão e Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, de 2002 e 2003.

QUALIFICAÇÕES OUTRAS

 

• Experiência quanto às intervenções institucionais frente à prática da análise institucional que fundamenta as noções de indivíduo, grupo e instituições; assim como reflexões e análise dos fenômenos grupais e de suas relações interpessoais a partir das vivências e dinâmicas de grupo.

• Noções de treinamento e desenvolvimento pessoal assim como dos estudos referentes à ergonomia, segurança no trabalho e saúde do trabalhador e suas implicações sócio-políticas.

• Conhecimentos referentes à análise do trabalho, recrutamento e seleção de pessoal através de uma análise sistêmica de recursos humanos. Análise crítica das técnicas utilizadas de avaliações de desempenho e conhecimento referente à entrevista psicológica como técnica de exame.

Atualizado em abril de 2019