FILMES


 
“E não seria o cinema essa tela projetiva onde nos reconhecemos e nos estranhamos, onde recuperamos signos de identificação e também perdemos a familiaridade para penetrar em cantos desconhecidos?” - Yudith Rosenbaum

  

UM MÉTODO PERIGOSO
(A Dangerous Method)
Gênero: Drama
Duração: 111 min.
Direção: David Cronenberg
Ano: 2012
Elenco: Viggo Mortensen, Keira Knightley, Michael Fassbender, Vincent Cassel.
David Cronenberg, velho amante da psicanálise, desde suas primeiras obras sempre se interessou sobre utilizar conceitos da psicologia para estudar seus personagens nas mais extremas situações, realizando diversas experimentações como cineasta, excedendo as limitações do homem através de seus instintos, seres reféns de suas próprias mentes. Neste seu novo trabalho, foge dos habituais campos de seu cinema, para realizar um elegante e minimalista estudo sobre o florescer da psique e seus instintos mais primitivos através dos pioneiros do assunto, discutindo o dualismo da natureza humana. Realizando aqui um legítimo mapa divergente sobre o inconsciente que ainda se define pelo que imaginamos hoje.


● A ORIGEM
(Inception)
Duração: 148 minutos
Gênero: Ficção Científica
Direção: Christopher Nolan
Ano: 2010
Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um habilidoso ladrão, o melhor na perigosa arte da extração, o roubo de segredos valiosos das profundezas do inconsciente durante o sono com sonhos, quando a mente está mais vulnerável. A rara habilidade de Cobb o tornou peça fundamental no traiçoeiro mundo da espionagem industrial, mas também o tornou um fugitivo internacional e ele perdeu tudo o que mais amava. Agora, Cobb tem sua chance de redenção, um último trabalho que pode dar-lhe sua vida de volta se ele conseguir o impossível - inserção. Ao invés do roubo perfeito, Cobb e sua equipe de especialistas têm que obter o inverso: sua tarefa não é roubar uma ideia, mas plantar uma. Se eles conseguirem, terão o crime perfeito. Mas nem todo seu planejamento poderia prepará-los para um perigoso inimigo que parece prever cada movimento da equipe. Um inimigo que apenas Codd consegue enfrentar.



 
● ILHA DO MEDO
(Shutter Island)
Duração: 148 minutos
Gênero: Drama
Direção: Martin Scorsese
Ano: 2010
Adaptação do romance escrito por Dennis Lehane cuja história, ambientada em 1954, mostra o detetive Teddy Daniels investigando o desaparecimento de uma assassina que fugiu de um hospital psiquiátrico e está supostamente foragida na remota Shutter Island.



● CISNE NEGRO
(Black Swan)
Gênero: Drama e Fantasia
Duração: 107 min.
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Mark Heyman e Andres Heinz
Ano: 2011
Sinopse: Thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival. Cisne Negro faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita. Comentário


● JORNADA DA ALMA
(Prendimi L'Anima)
Duração: 89 minutos
Gênero: Drama
Direção: Roberto Faenza
Ano: 2003
Sabina Spielrein, uma garota de 19 anos dá entrada em um hospital psiquiátrico em Zurique, onde ela chega da Rússia em condições desesperadoras. A garota sofre de um severo caso de histeria. Um jovem médico, Carl Gustav Jung, a toma sob seus cuidados e, pela primeira vez em sua vida, experimenta as técnicas da psicanálise de seu professor, Sigmund Freud. Assim, nasce uma história avassaladora de amor e paixão, corpo e alma.



● PERFUME - A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO
(The Story of a Murderer)
ano: 2006 (França) (Alemanha) (Espanha)
direção: Tom Tykwer
atores: Ben Whishaw , Alvaro Roque , Franck Lefeuvre , Birgit Minichmayr , Sian Thomas
duração: 147 min
gênero: Ficção
Paris, 1738. Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) nasceu em um mercado de peixe, onde sua mãe (Birgit Minichmayr) trabalhava como vendedora. Ela o tinha abandonado, mas o choro de Jean-Baptiste faz com que seja descoberto pelos presentes na feira. Isto também faz com que sua mãe seja presa e condenada à morte. Entregue aos cuidados da Madame Gaillard (Sian Thomas), que explora crianças órfãs, Jean-Baptiste cresce e logo descobre que possui um dom incomum: ele é capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta. Intrigado, Jean-Baptiste logo demonstra vontade de conhecer todos os odores existentes, conseguindo diferenciá-los mesmo que estejam longe do local em que está. Já adulto, ele torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldini (Dustin Hoffman), que passa por um período de pouca clientela. Logo Jean-Baptiste supera Baldini e, criando novos perfumes, revitaliza a perfumaria. Jean-Baptiste cada vez mais se interessa em manter o odor de forma permanente, o que faz com que busque meios que possibilitem que seu sonho se torne realidade. Só que, em suas experiências, ele passa a tentar capturar o odor daquela mulher que um dia desejou.


● MAR ADENTRO
(Mar Adentro)
lançamento: 2004 (Espanha)
direção: Alejandro Amenábar
atores: Javier Bardem , Belén Rueda , Lola Dueñas , Mabel Rivera , Celso Bugallo
duração: 125 min
gênero: Drama
status: arquivado
Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.


● REQUIEM PARA UM SONHO
(Requiem for a Dream)
Lançamento: 2000 (EUA)
Direção: Darren Aronofsky
Atores: Ellen Burstyn, Jared Leto, Jennifer Connelly, Marlon Wayans.
Duração: 102 min
Gênero: Drama
Requiem em latim significa repouso. Requiém para um sonho, o terceiro filme do diretor Darren Aronofsky, propicia ao espectador vários sentimentos. O repouso, com certeza, não é um deles. Desde o início, é a tensão quem dá as cartas. Mais do que pela história dos três jovens viciados (Jared Leto, Marlon Wayans, Jennifer Connelly) em cocaína e heroína e da mãe (Ellen Burstyn) de um deles, cujo maior (talvez único) sonho seja participar de um programa de TV, este filme merece atenção pelas suas qualidades cinematográficas. Começando pelo cuidado estético, muitas vezes sujo, outras tantas claro e quase bonito. Quase! A trilha sonora incidental é angustiante e uns "tic tacs" catalisam este sentimento e o elevam à nona potência. A montagem tem momentos de videoclipe quando mostra o trio se drogando, por exemplo, e até divide a tela em dois, mostrando ações distintas de diferentes personagens.


● SPIDER - DESAFIE SUA MENTE
(Spider)
lançamento: 2002 (Canadá)
direção: David Cronenberg
atores: Ralph Fiennes , Miranda Richardson , Gabriel Byrne , Bradley Hall , Lynn Redgrave
duração: 98 min
gênero: Drama
Spider (Ralph Fiennes) é um sujeito estranho e solitário. Após um longo período de internação em um hospital psiquiátrico, ele regressa às ruas do East End de Londres, lugar onde cresceu. As imagens, os sons e os odores dessas ruas começam a despertar lembranças de sua infância que há muito haviam sido esquecidas. No coração das memórias de Spider encontra-se o grande trauma da perda de sua mãe. Ele acredita que seu pai, o encanador Bill Cleg (Gabriel Byrne), matou a esposa para que uma prostituta tomasse seu lugar e fosse morar em sua casa.



● CAIXA PRETA
(La Boîte noire)
País de Origem: França
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento: 2005
Direção: Richard Berry
Após sair do coma, o paciente acorda balbuciando frases aparentemente inocentes. Perspicaz, uma das enfermeiras do hospital toma nota de tudo o que o paciente diz, o que pode se revelar um expediente interessante para se descobrir o que, afinal, aconteceu na noite do acidente. Nessa peculiar experiência, Arthur acaba se tornando vitima, testemunha e investigador de si mesmo, num curioso e perigoso exercício de autoconhecimento.



● BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS
(Eternal Sunshine of the Spotless Mind)
lançamento: 2004 (EUA)
direção: Michel Gondry
atores: Jim Carrey, Kate Winslet, Gerry Robert Byrne, Elijah Wood.
duração: 108 min
gênero: Comédia Romântica
Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento entre ambos desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.



● A FESTA DA MENINA MORTA
lançamento: 2008 (Brasil)
direção: Matheus Nachtergaele
atores: Daniel de Oliveira , Juliano Cazarré , Jackson Antunes , Dira Paes , Cássia Kiss
duração: 110 min
gênero: Drama
Há 20 anos uma pequena população ribeirinha do alto Amazonas comemora a Festa da Menina Morta. O evento celebra o milagre realizado por Santinho, que após o suicídio da mãe recebeu em suas mãos, da boca de um cachorro, os trapos do vestido de uma menina desaparecida. A menina jamais foi encontrada, mas o tecido rasgado e manchado de sangue passa a ser adorado e considerado sagrado. A festa cresceu indiferente à dor do irmão da menina morta, Tadeu. A cada ano as pessoas visitam o local para rezar, pedir e aguardar as "revelações" da menina, que através de Santinho se manifestam no ápice da cerimônia.

● NÚMERO 23
(The Number 23)
lançamento: 2007 (EUA)
direção: Joel Schumacher
atores: Jim Carrey , Virginia Madsen , Logan Lerman , Danny Huston , Michelle Arthur
duração: 98 min
gênero: Ficção
Walter Sparrow (Jim Carrey) é um simplório pai de família, que ganhou um livro de presente de sua esposa, Agatha (Virginia Madsen). Chamado "O Número 23", o livro narra a obsessão de um homem com este número e como isto começa a modificar sua vida. Ao lê-lo Walter reconhece várias de suas passagens, como sendo situações que ele próprio viveu. Aos poucos ele nota a presença do número 23 em seu passado e também no presente, tornando-se cada vez mais paranóico. Como o livro termina com uma morte brutal, Walter passa a temer que ele esteja se tornando um assassino.



●  O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
(The Curious Case of Benjamin Button)
Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Kimberly Scott, Jason Flemyng.
Direção: David Fincher
Gênero: Drama
Duração: 167 min.
Ano de lançamento: 2009
Assim começa O Curioso Caso de Benjamin Button, adaptação do romance de 1920 de F. Scott Fitzgerald sobre um homem que nasce com oitenta e poucos anos e rejuvenesce a cada dia que passa. Um homem, como qualquer um de nós, que não pode parar o tempo. A partir da Nova Orleans do final da I Guerra Mundial, em 1918, adentrando o século XXI, o filme percorre uma jornada tão incomum quanto pode ser a da vida de qualquer pessoa, através da grandiosa história de um homem nem tão comum assim, das pessoas e lugares que ele descobre ao longo do caminho, dos amores que encontra, dos que perde, das alegrias da vida e das tristezas da morte e do que permanece além do tempo.


ANTICRISTO
(Antichrist)
Direção: Lars von Trier
País de Origem: Dinamarca / Alemanha / França / Suécia / Itália / Polónia
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Um casal devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um analista, tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa. Anticristo é divido em partes: Prólogo e Epilogo e ainda capítulos que se passam na floresta de Éden: Dor, Luto, Desespero e Os três Mendigos. Todas as obras realizadas sejam elas fílmicas ou não, que tiveram a premissa de retratar a dor como sentimento regente da consciência humana, ou melhor, da natureza humana são em maior parte recebidas com expressão de asco pelo público exposto. Luto, dor e desespero sempre foram sentimentos difíceis de serem administrados e suportados, ser consumido por esses percalços de certa forma revela o mundo obscuro subjetivo de cada consciência. “Anticristo” expõe a verdade ácida sobre o tempo hedonista atual, um ensaio sobre a natureza humana que extrai de cada individuo o seu maior mal.



● AS HORAS
(The Hours)
ano de lançamento ( EUA ) : 2002
direção: Stephen Daldry
atores: Meryl Streep , Julianne Moore , Nicole Kidman , Eileen Atkins , Linda Bassett
duração: 01 hs 54 min
Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro "Mrs. Dalloway". Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.





LAVOURA ARCAICA
Lançamento: 2001 (Brasil)
Direção: Luiz Fernando Carvalho
Atores: Raul Cortez, Selton Mello, Juliana Carneiro da Cunha, Leonardo Medeiros.
Duração: 163 min
Gênero: Drama
Lavoura Arcaica narra em primeira pessoa a história de André, que se rebela contra as tradições agrárias e patriarcais impostas por seu pai e foge para a cidade, onde espera encontrar uma vida diferente da que vivia na fazenda de sua família. Quando é encontrado em uma pensão suja em um vilarejo por seu irmão Pedro, passa a contar-lhe, de forma amarga, as razões de sua fuga e do conflito contra os valores paternos. Sem ordem cronológica, André faz uma jornada sensível a sua infância, contrapondo os carinhos maternos e os ensinamentos quase punitivos do pai. Este valoriza acima de tudo o tempo, a paciência, a família e a terra, fiado na doutrina cristã. Mas André não aceita esses valores. Ele tem pressa, quer ser o profeta de sua própria história e viver com intensidade incompatível com a lentidão do crescimento das plantas. Nesse trajeto, a paixão incestuosa por sua irmã Ana, e sua rejeição, exercem papel fundamental na decisão de fugir da casa da família. A mãe desesperada manda o primogênito Pedro buscá-lo para tentar reconstruir a paz familiar. Trazido de volta para a fazenda, André é recebido por seu pai em uma longa conversa e uma festa que, ao invés de resolverem o conflito, evidenciam a distância intransponível entre as gerações. Por essa razão, a história é muitas vezes descrita como uma versão invertida da parábola do filho pródigo.
● BELEZA AMERICANA
(American Beauty)
ano de lançamento ( EUA ) : 1999
direção: Sam Mendes
atores: Kevin Spacey , Annette Bening , Thora Birch , Wes Bentley , Mena Suvari
duração: 02 hs 01 min
Lester Burham (Kevin Spacey) não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Casado com Carolyn (Annette Bening) e pai da "aborrecente" Jane (Tora Birch), o melhor momento de seu dia quando se masturba no chuveiro. Até que conhece Angela Hayes (Mena Suvari), amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida, com a ajuda de seu vizinho Ricky (Wes Bentley).

● PINK FLOYD - THE WALL
ano de lançamento ( Inglaterra ) : 1982
direção:
atores: Bob Geldof , Christine Hargreaves , James Laurenson , Eleanor David , Kevin McKeon
duração: 01 hs 35 min
As fantasias delirantes de um superstar do rock, que enlouquece lentamente em um quarto de hotel.



● SOLARIS
ano de lançamento ( EUA ) : 2002
direção: Steven Soderbergh
atores: George Clooney , Natascha McElhone , Jeremy Davies , Viola Davies , Ulrich Tukur
duração: 01 hs 35 min
Chris Kelvin (George Clooney) é um psicólogo que ainda sofre a perda de seu grande amor, Rheya (Natascha McElhone), alimentando um sentimento de culpa pelo ocorrido. Kelvin é convocado para investigar o estranho comportamento dos integrantes de uma estação espacial que orbita o misterioso planeta Solaris, que perdeu contato com a Terra. Inicialmente relutante, Kelvin decide partir após ver um comunicado de Gilbarian (Ulrich Tukur), seu grande amigo pessoal, solicitando sua ajuda na estação Prometheus por razões que não quer explicar. Ao chegar na estação orbital Kelvin tem uma dupla surpresa: Gilbarian se suicidou e os outros dois cientistas apresentam sintomas de stress extremo e paranóia, resultado dos exames que realizaram no planeta. É quando algo inusitado ocorre na vida de Kelvin e ele reencontra, bem à sua frente, sua amada Rheya.


● ESTAMIRA
ano de lançamento ( Brasil ) : 2006
direção: Marcos Prado
atores: Estamira
duração: 01 hs 55 min
Estamira é uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais. Ela vive e trabalha há 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, um local que recebe diariamente mais de 8 mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro. Com um discurso filosófico e poético, Estamira analisa questões de interesse global.


● CASA DE AREIA
ano de lançamento ( Brasil ) : 2005
direção: Andrucha Waddington
atores: Fernanda Montenegro , Fernanda Torres , Ruy Guerra , Seu Jorge , Luiz Melodia
duração: 01 hs 43 min
1910. O português Vasco (Ruy Guerra) leva sua esposa grávida Áurea (Fernanda Torres) e a mãe dela, Dona Maria (Fernanda Montenegro), em busca de um sonho: viver em terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados e sem nenhum indício de civilização por perto. Áurea quer retornar ao lugar de onde vieram, mas Vasco insiste em ficar e constrói uma casa de madeira para que lá possam viver. Após serem abandonados pelos demais integrantes da caravana, um acidente mata Vasco e deixa Áurea e Dona Maria completamente sozinhas. Elas partem em busca de ajuda e terminam por encontrar Massu (Seu Jorge), um homem que nunca deixou o local. Massu passa a ajudá-las, levando comida e sal para que Áurea e Dona Maria possam sobreviver na casa recém-construída. Apesar da estabilidade, Áurea deseja deixar o local de qualquer maneira mas decide apenas fazer isto quando sua filha nascer e poder deixar o local com ela. Enquanto isso Áurea e Dona Maria precisam lidar também com a instabilidade do local em que vivem, já que a areia pode soterrar a casa em que vivem a qualquer momento.



● FREUD – ALÉM DA ALMA
(Freud: The Secret Passion)
Direção: John Huston
Ano: 1962
País: Estados Unidos
Gênero: Drama
Duração: 139 min
Baseado no roteiro escrito pelo filósofo Jean-Paul Sartre, com uma linguagem metafórica e onírica, o filme pretende mostrar a teoria freudiana do inconsciente. Através do conflito interior que viveu Freud enquanto tentava penetrar o obscuro “inconsciente” de seus pacientes, pois temia encontrar o inefável, o impensável (na verdade, Freud temia encontrar a sua própria essência…). Freud Além da alma é um filme acadêmico, inteligente e instigante, que nos permite uma melhor compreensão das teorias freudianas sobre o funcionamento da mente e como o pensamento psicanalítico irrompeu na sociedade vienense e depois no mundo.

● CAPITU
(minisérie)
Ópera, teatro, cinema mudo e elementos da cultura pop mesclam-se em "Capitu", minissérie em cinco capítulos baseada no livro "Dom Casmurro", de Machado de Assis, exibida no ano do centenário de morte do escritor. Na minissérie, os personagens são apresentados de forma concisa; a ação é dividida em cenas curtas e densas, como em uma ópera; e os capítulos, como no livro são divididos por títulos curtos, além de anunciados em cartelas, proferidas com as antigas radionovelas. O texto foi preservado: as palavras e os diálogos são os mesmos do livro, e a cronologia básica é a mesma. A minissérie também aproveita imagens de arquivo do século XIX. A estrutura narrativa em que Dom Casmurro conta sua história também foi mantida. A minissérie mostra as duas fases do romance: o amor adolescente de Capitolina, a Capitu, e Bento Santiago, o Bentinho, que fazem um juramento de amor antes da ida do menino para o seminário; e o ciúme que Bento, já formado em Direito e casado com Capitu, passa a ter de sua esposa e de seu melhor amigo Escobar. A trama apresenta ao público um melancólico Dom Casmurro, que escreve um livro para contar a versão de sua própria história e também restaurar, na velhice, os momentos vividos na adolescência ao lado do grande amor de sua vida, Capitu, menina que seduzia com seus "olhos de ressaca". O DVD duplo da minissérie "Capitu", uma obra do nomeado diretor Luiz Fernando Carvalho e a segunda realização do projeto "Quadrante", ainda nos presenteia com um material extra interessante e instrutivo. Apresenta trechos de palestras dadas pelos profissionais: a psicanalista Maria Rita Kehl; o jornalista e escritor Daniel Piza; e o ensaísta Gustavo Bernardo.

● A VIDA COMO ELA É
(minisérie)
Da obra de Nelson Rodrigues , “A Vida Como Ela É” contém os 40 episódios que fizeram sucesso na televisão. Série dirigida por Daniel Filho, com redação final de Euclydes Marinho é baseada nos contos da literatura rodrigueana e aborda temas como amor, tragédias familiares, mistério, sagacidade, traição e humor negro, na ótica do nosso maior dramaturgo.


● HOJE É DIA DE MARIA
(minisérie)
Na primeira jornada da minissérie, Maria vem da perda da mãe e morre por conta da ruindade da madrasta. Conhece logo cedo a dor, e sua primeira vida não resiste à maldade. Sopra o vento sobre o milharal que cobre sua cova. A lágrima do pai lhe devolve a vida. Ela renasce para buscar o mar. Protegida por Nossa Senhora, vira santa peregrina atravessando o Brasil. Conhece o Demônio, que com sua magia, escraviza crianças, explora os ingênuos e tenta destruir sua alegria, roubando-lhes a infância. Maria resiste. Tem a fé que busca a imensidão. No corpo de mulher adulta, segue um pássaro encantado, o amor que, com sua verdade espiritual, lhe da forças para manter a fé. A segunda jornada se inicia com a pequena Maria diante da imensidão do oceano. Maria é sugada pelas ondas e chega ao mundo 'da primeira vez'. "O que pode uma menininha num mundo tão vasto, nas ruas sozinha?". Na cidade Maria descobre a violência, a ganância e a guerra, tendo como alento apenas a proteção de um nobre cavaleiro andante, defensor da poesia e da justiça, que lhe ensina: "É pelos sonhos que vamos!"